sexta-feira, 19 de novembro de 2010

O aumento da "violência"


Por: Jostein Amundsen

Assistindo e lendo jornais, revistas, me deparei com matérias muito tristes. Matérias que mostram casos de violência, contra mulheres, homossexuais e o que mais me revolta, violência contra crianças.

Não sou advogado, não sou policial, não sou juiz, menos ainda um político, mas vejo esses fatos como absurdos, e que as pessoas que os praticam merecem ser punidos com todo o vigor possível.

Mais uma vez venho dizer em meus textos que “nós” estamos jogando tudo o que construímos fora, a democracia, o respeito e amor aos direitos humanos, tudo o que foi conquistado com muito suor, e porque não, com muito sangue derramado.

Hoje, temos que nos ater mais no “outro” estamos muito egoístas, só pensamos no que pode ou não nos beneficiar, só aceitamos pontos de vista iguais aos nossos. Vivemos em um mundo com muita diversidade, temos que aprender a lidar com isso, não é possível viver em um mundo cheio de intolerância e de pré-conceitos.

Voltando ao que disse antes, os casos de violência contra crianças tem me incomodado muito. As pessoas que deveriam cuidar e dar carinho a elas estão desrespeitando o direito que elas têm. O direito a vida, e a vida saudável.

Outra coisa que me deixa triste, e a intolerância com pessoas de orientação sexual diferente. Pessoas humilham, espancam e até matam outras apenas porque têm uma orientação sexual diferente da que ela esta acostumada.

Crianças, Mulheres, Homossexuais, Negros, Católicos, Judeus... Toda e qualquer raça, religião orientação, todos somos iguais, portanto, merecemos igual respeito, direitos.

Vejam isso como apelo, desabafo, vejam como quiserem. Mas o que realmente quero é mostrar que precisamos fazer alguma coisa, isso é muito serio, e triste, “o homem que odeia o homem” não esta na natureza humana, mas sim na natureza que o homem cria, então temos toda a autonomia para mudar essa triste realidade.

Não gosto de frases apelativas, mas vejo necessário aqui.

CHEGA DE INTOLERANCIA, O HOMEM É MAIS QUE ISSO.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

"Em novas mãos"



Final de eleição e novo representante é eleito. Com a vitória de Dilma Rousseff temos um novo futuro pela frente, ela ira governar o Brasil por quatro anos.

Acompanhando a campanha dos presidenciáveis vi coisas que me deixaram triste. Poucas propostas, ataques e acusações sem muita razão foi comum na trajetória traçada pelos candidatos.

Com o resultado e vitoria da candidata apoiada pelo atual presidente, todos têm grande expectativa, pois acreditam que ele ira apoiá-la. Não vou dizer que não, mas acredito que o Lula não ira fazer do governo de Dilma melhor que o dele.

Lula não encerrou sua carreira política, ainda tem um longo caminho até de aposentar. Acredito que ele quer ser eleito novamente na próxima eleição. Será ele um homem ingênuo o suficiente para sustentar um governo que posteriormente pode atrapalhar sua candidatura?

Se Dilma for bem em seu mandato ela poderá sim atrapalhar o governo de Lula, caso ela tenha o mesmo nível de aceitação que o presidente atual tem.

Em fim. Acredito que ela seja capaz de rumar o Brasil para o progresso. Sinceramente espero que seja, mas tenho meus motivos para não acreditar que ela será “o novo Lula”.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

O fim das eleições e a Presidente Dilma

Por Frederico Rosa,

Fim do período eleitoral e o resultado das urnas revelam o histórico feito dos brasileiros: elegeram sua primeira presidente. Penso que, tanto os atores do circo eleitoral, armado especialmente nesse segundo turno, quanto nós, reles mortais sobreviventes da baixaria eleitoral, teremos um pouco de paz. Longe desse “guerra fria” travada nos últimos meses, como se fosse apagada após a apuração das urnas, os olhos dos brasileiros se enchem de esperança na “companheira Dilma”.

Pois bem. Fato inegável é que a política do então presidente Lula de promover políticas públicas e sociais constituiu um ganho para o Brasil e para os brasileiros. Neste sentido espero que, de fato, o governo da presidente eleita siga o mesmo rumo. No entanto, espero mais ainda que seja um governo de protagonismo e não de sombras. Não sabemos se será realmente o governo de uma mulher vencedora das estruturas patriarcalistas ou se, na verdade, em algum momento, será uma vítima diplomada da mesma. É visível o poder que disseminou-se com tal forma de pensar e ver o mundo, então não nos enganemos: pode ser que o corpo mulher não signifique a vitória da mulher...

Quero ser esperançoso neste momento novo, mas não pretendo ser inocente. O momento da euforia da vitória irá passar e nos caberá a tarefa de não deixar morrer os verdadeiros ideais que moveram nosso intento de voto em certo ou certa candidata...

Se Deus existe, que não nos deixe cair na tentação de tornarmos, também nós, as nossas palavras em discursos, quase eleitorais... extasiados e vazios.

Temos nova presidente: Dilma Rousseff




Por Vlado


Foi uma campanha dura, cheia de acusações, disucssões, ataques e tensões entre dois lados importantes de nossa política: o PT e o PSDB, cada qual com seus aliados. Após a saída da candidata que sozinha se tornou uma força incrível, Marina Silva, as coisas tenderam para o que queria o presidente desde o início, ou seja, uma eleição plesbiscitária.

Após os meses de disputa eleitoral o Brasil elegeu de maneira histórica a primeira mulher para a presidência da república: Dilma Rousseff.

Para mim e para nós conspiradores desse espaço a luta por uma causa é perene, pois ela nunca acaba. Portanto, essa eleição representa um fato e a causa continua a mesma, só que desta vez com uma força pela qual vamos respeitar, torcer, acreditar e criticar dentro daquilo que chamamos de democracia.

Dilma é a vitória das mulheres que ainda sofrem com os valores patriarcais, mas é também a esperança de um governo que consiga diminuir as diferenças sociais desse país. Com a maioria conquistada no congresso cresce a expectativa também por reformas que possam vir a serem discutidas e feitas, já que em campanha pouco se falaram delas. Dentre as reformas podemos destacar a tributária e a política, para melhorar esse sistema que tem deficiências enormes e que é um desejo desse humilde conspirador.


Como sonhador, crítico e conspirador desejo que Dilma seja uma grande presidente e que dê passos de justiça junto a essa pátria que amamos do fundo de nossas almas.


A democracia respira calma mais uma vez, mesmo precisando desobstruir algumas vias...
Saudações presidenta Dilma Rousseff!